O Sucesso de uma empresa

O sucesso é algo que todos desejamos alcançar em todas as fases das nossas vidas. A palavra “sucesso” tem sempre um significado de objectivo, de meta a atingir. Mas de que se trata quando falamos de sucesso de uma empresa.

O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.

Winston Churchill

Numa empresa, como em qualquer outro assunto da vida, o sucesso é um resultado favorável e vitorioso de uma acção. Um êxito, um triunfo de um objectivo que nos propomos alcançar.

Sucesso empresarial é, assim, algo dependente de interpretações e com esta definição facilmente percebemos que o sucesso de uma empresa depende, antes demais, de qual o objectivo que essa mesma empresa se propõe a atingir.

Definir o objectivo de uma empresa é o primeiro passo para garantir o seu sucesso. Só saberemos se uma empresa é bem sucedida se atingir o seu objectivo. Pode ser por aumentar 100% dos seus resultados, por aumentar 200% de vendas, por ser a número 1 no seu ramo numa determinada região, por ser considerada a empresa com melhores práticas laborais, etc.

A lista de objectivos possíveis e razoáveis é tão vasta que se torna praticamente impossível uma definição geral de sucesso.

Podemos, no entanto, retirar algumas lições acerca de empresas de sucesso, empresas que ao longo dos tempos foram concretizando os seus objectivos. A maior das lições é que o caminho para o sucesso é feito com falhas, com erros. O melhor dos gestores não é aquele que não erra: é aquele que está preparado para os erros, que aprende com eles, que não desiste e que se reinventa.

O Sucesso de uma empresa depende da sua resiliência.

Ser resiliente é essencial para suplantar as falhas que eventualmente (e com certeza) haverá.

O sucesso imediato por vezes pode ser um inimigo para o sucesso a médio e longo prazo, pois um empresário ao verificar que o seu negócio está a correr bem e que está a atingir os seus objectivos pode ficar menos atento e menos preparado para os erros. A atenção constante, a avaliação permanente, a aprendizagem contínua são regras que um empresário de sucesso tem de ter no seu dia a dia:

  • Um bom gestor tem de estar sempre atento às mudanças.
    • Às mudanças tanto da sua empresa como da sociedade. Se hoje algo funciona não significa que irá funcionar amanhã. Pode haver alterações tecnológicas, demográficas, de padrões de comportamento. Alterações de empenho dos funcionários, de fluxos de informação, etc. Todas estas alterações podem pôr em causa o sucesso futuro da empresa.
  • Esse bom gestor também tem de avaliar permanentemente a situação da empresa e o ambiente que a rodeia.
    • Saber a real e actual situação financeira da empresa. Saber e avaliar o compromisso dos colaboradores para com a missão da empresa. Saber e avaliar o mercado, os concorrentes, os clientes. Só assim saberá como e onde está.
  • O bom gestor também tem de ter uma aprendizagem constante.
    • Por vezes vemos pequenos empresários que criaram o seu negócio de um produto ou serviço específico porque percebem desse produto ou serviço. Sabem como fazer negócio com ele. E, no princípio, até têm sucesso e crescem. No entanto, como esse sucesso traz algum relaxamento de aprendizagem e não desenvolvem novas ferramentas de fazer o mesmo duma forma mais eficiente ou de fazer coisas diferentes e melhores, não aprofundam novos conhecimentos técnicos e de gestão.

Com estas 3 capacidades o bom gestor pode e deve sempre criar alternativas e escolher a que lhe parece melhor. Sabendo que nem sempre vai acertar, que por vezes a escolha não vai ser a mais acertada, está sempre disponível e pronto para testar cenários até encontrar o que realmente funciona.

Dito assim, podemos afirmar que o sucesso empresarial não é uma meta em si mesmo, não é um ter um objectivo alcançado.

É sim, um caminho contínuo de desafios superados abrindo sempre estradas para novos objectivos maiores.

One thought on “O Sucesso de uma empresa

  1. Pingback: O dinheiro da sua empresa NÃO é seu! - Corp Training

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×