Quais os maiores problemas no crescimento de uma empresa?
Nos tempos que correm ter um bom produto, prestar um bom serviço e ter um bom leque de clientes são fatores essenciais para o sucesso da sua empresa e são meio caminho andado para o crescimento que deseja.
Mas, falta o outro meio caminho!
Pois é aqui que muitas empresas se deparam com os principais problemas que impedem o seu crescimento sustentado e podem levar à estagnação e à natural queda da empresa.
Uma empresa que não esteja sustentadamente a crescer, está em estagnação. E, por consequência, a estagnação é o primeiro passo da falência.
De acordo com o Banco de Portugal a esperança média de vida das empresas em Portugal situa-se entre os 10 e os 11 anos. De certeza que qualquer empresário tem o desejo de ver a sua empresa viva e a crescer muito para além desse prazo.
Afinal (quase sempre) os problemas que impedem o crescimento estão mesmo “debaixo do nariz” do empresário ou gestor. Dessa forma, saber identificar e reconhecer esses problemas é o primeiro passo para solucioná-los e alcançar o sucesso.
Mas então o que impede o crescimento das empresas na atualidade?
Problemas no crescimento
1º- Falta de Liderança
Para a sua empresa crescer é necessário investir em bons Líderes.
A falta de liderança (de boa liderança) é, talvez, o maior e mais comum problema a ser resolvido pela comunidade empresarial em Portugal. É a partir de um bom Líder que toda a estrutura de uma empresa se conjuga para o sucesso. Este está intimamente correlacionado com as nossas atitudes, com as nossas ações, com as nossas aprendizagens.
Investir numa boa liderança é fundamental para que tudo funcione. Veja aqui o porquê!
2º. Colaboradores desmotivados
Estreitamente ligado à falta de liderança está o problema de ter colaboradores desmotivados, que não se sentem valorizados. Estes colaboradores não fazem um bom trabalho, não fazem a empresa crescer.
A procura contínua do sucesso de uma empresa não se faz sozinho: é um processo conjunto. Do empresário, dos gestores e de todos os colaboradores. Mantê-los motivados e alinhados com os objetivos é fundamental para o crescimento.
3º. Pouca comunicação e Marketing
Ter um bom produto ou serviço de nada serve se não chegar ao conhecimento de potenciais clientes. Inegavelmente a Comunicação e o Marketing fazem o cliente comprar.
Por isso é importante a utilização de ferramentas para a promoção de qualquer negócio.
Com a expansão e generalização da internet houve uma tremenda mudança de paradigma na busca de informação de qualquer clientes. Afinal, hoje em dia os consumidores procuram informação online e os produtos e serviços surgem no ecran de qualquer um, fazendo com que o Marketing Digital seja uma ferramenta essencial para potenciar o crescimento.
Saiba mais sobre a Importância do Marketing Digital.
4º. Pouca inovação
Estagnar em produtos, serviços, técnicas ou métodos do passado porque eles deram um bom resultado é um erro gigante e muito comum das empresas. Para crescer, para crescer sustentadamente é necessário uma busca constante por inovações, por novas técnicas, por novas e mais eficientes formas de fazer o mesmo, por novas formas de fazer diferente.
Assim, ideias inovadoras que possam alavancar o negócio são essenciais para crescer de forma sustentada.
5º. Ter um atendimento ao cliente abaixo de 5 estrelas
No contexto atual, com tanta informação disponível, com tanta oferta de concorrentes no mercado, o cliente tem de se sentir completamente satisfeito e especial. A falta de um atendimento de excelência tem graves efeitos na reputação e imagem de qualquer empresa e isso é, hoje em dia, um dos maiores problemas a evitar. Por isso é fundamental ter uma atenção especial em toda a cadeia de contacto com o cliente e aferir da sua satisfação.
Sem clientes não existe nenhum negócio. Dessa forma, garantir um atendimento de 5 estrelas é inevitável para quem deseja ter um negócio a crescer.
Pingback: Quando um Líder deve investir em Formação?
Pingback: Como está a sua estratégia de marketing digital? - Corp Training