Gestão do tempo, Produtividade e Estratégias

A Gestão do Tempo é uma das matérias essenciais na prática da boa gestão. 

A Vida já é curta e nós encurtamos ainda mais desperdiçando tempo


Victor Hugo

Certamente está a par da importância da gestão do tempo e a sua implicação na produtividade quer do empresário, quer dos colaboradores enquanto pessoas e profissionais.

Inegavelmente existe algo comum a todas as pessoas: todos temos 1440 minutos por dia para fazer face às tarefas do dia a dia. Mesmo assim, grande parte de nós (quase todos) consideramos esse tempo escasso para dar conta de tudo tanto a nível profissional como pessoal – porque estamos a falar de pessoas que têm uma vida pessoal, social e familiar.

Compromissos relacionados com o trabalho, os relacionamentos, a educação, assim como o divertimento, a família ou mesmo a saúde competem entre si. Todos os dias.

No mundo moderno a “falta” de tempo (ou melhor: a má gestão do tempo) tem como consequência a falta de atenção para o que é devido, as falhas de comunicação e de relacionamentos, as perdas de empenho, o aumento do nível de stresse e por consequência as quebras de produtividade.

Como fazer uma eficiente Gestão do Tempo?

 

A Gestão do Tempo é um processo de criação de prioridades e organização das tarefas com o propósito de melhorar e otimizar o aproveitamento do meu tempo. Em termos muitos genéricos posso afirmar que essa lista de prioridades deve começar por definir o que devo fazer agora e o que não posso fazer agora.

A fim de conseguirmos eliminar os desperdícios do que não posso fazer agora já estamos a ganhar tempo para o que devo fazer agora. Existem inúmeras ferramentas e exercícios para conseguirmos priorizar as tarefas de uma forma eficiente.

Como resultado da utilização das ferramentas adequadas na gestão do tempo um profissional:

  • constrói uma imagem individual mais eficiente e produtiva;
  • fica com uma atitude mais positiva e focada;
  • atinge melhor os objetivos;
  • percebe a sua contribuição para os resultados coletivos;
  • reduz o seu stress;
  • melhora a sua qualidade de vida;
  • toma decisões mais assertivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×