Vender Mais e Melhor! 9 dicas implacáveis!

Vender mais e melhor

 

Vender mais é fácil: Basta diminuir a sua margem de lucro, conceder descontos abruptos ou mesmo oferecer produtos e serviços. Se desejar apenas vender mais este texto não é para si. Mas se deseja vender mais e melhor leia até ao fim as dicas que preparámos para si e que o ajudarão a alcançar resultados acima das expectativas.

Não é novidade que o mercado está muito competitivo. A concorrência é feroz e os consumidores cada vez pesquisam mais no seu processo de compra. Os profissionais da venda necessitam, mais do que nunca, de estar preparados e em melhoria permanente para fechar negócios.

 

O que é uma venda?

A venda é um processo de comunicação entre quem vende e quem compra. O seu produto ou serviço é o objeto dessa comunicação e terá sempre de ser algo que satisfaça as expectativas dos intervenientes.

Assim, o papel de vendedor vai muito para além de ser apenas o “negociante” para o fecho da venda. O profissional vendedor tem de criar uma relação com o potencial cliente, tornando-o próximo, conhecer e interpretar as suas necessidades, vontades e desejos. Dessa forma o cliente sente-se especial e com as suas expectativas superadas e assim, torna-se num vendedor indireto do seu produto ou serviço, recomendando-o a outros potenciais clientes.

Por outras palavras, vender mais e melhor não se resume a fazer um bom fecho de negócio, mas sim criar umbilicalmente uma relação produto/cliente que o fará não só recomprar mas também recomendar e influenciar outros. Por outras palavras, é essencial que o cliente tenha passado por uma experiencia de compra verdadeiramente diferenciada e personalizada.

 

Como vender mais e melhor?

 

1. Tenha um bom produto/serviço

Um produto ou serviço diferenciado, que traga valor para o cliente, que cumpra com os desejos e necessidades do cliente é imprescindível para vender mais e melhor.

2. Entenda o perfil do seu cliente

Para conseguir satisfazer as necessidades do seu cliente é necessário conhecê-lo. Saber o que o motiva a comprar, quais as expectativas, quais as circunstâncias.

É preciso entender que em todas as situações quem compra são pessoas. E estas são sempre diferentes. Existem os mais diversos tipos de públicos que procuram o seu produto. Uns procuram preço, outros a qualidade, outros ainda a facilidade de utilização, ou mesmo o prestígio.

Conhecer o seu cliente dá-lhe o poder de saber como fechar o negócio.

3. Sorria

Parece antiquado, não é? Mas a verdade é que sorrir sempre foi e continuará a ser o primeiro passo para a construção de um bom relacionamento e a quebra de barreiras entre o vendedor e o cliente. Ser sorridente, ser simpático, ser acolhedor transmite confiança e tranquilidade ao cliente e assim as suas oportunidades de fechar um negócio crescem imenso.

4. Trabalhe o Marketing Digital

Hoje toda a gente tem acesso aos meios de comunicação digitais e usam as redes sociais como forma de beber informação. Dessa forma o seu negócio não pode mesmo ficar de fora desse mundo. Tem de estar presente e de uma forma visível e eficiente, que alcance o grupo de pessoas que melhor se enquadra com o seu produto.

Ao colocar em prática um marketing digital verdadeiramente organizado, fica aberto um novo canal de vendas e demonstra mais proximidade com o seu público, além de fazer com que outras pessoas também passem a conhecer os seus serviços e os seus produtos. Não tenha dúvidas de que isso elevará exponencialmente a sua visibilidade no segmento do seu negócio.

A propósito: Como está a Estratégia de Marketing Digital na sua empresa?

5. Seja (Pró) Ativo

Ser pro-ativo é ser antecipador, é ter a iniciativa de antever e de agir antes dos outros. É mais do que seguir a moda e as tendências, é antecipá-las.
Estar sempre atento a novas formas, a novos produtos a novas necessidades da parte dos consumidores é vital para ser bem sucedido. Para tal é necessário pesquisa e estudo constantes.

Dessa forma consegue ter uma destreza maior e uma eficiência que o colocará na linha da frente em relação à concorrência ganhando o poder da distinção que mais facilmente o ajudará a concluir mais e melhores vendas.

6. Seja Organizado

A tarefa do profissional de vendas obriga a um atendimento a vários potenciais clientes. Como vimos, esse atendimento pressupõe um trabalho de individualização e de personalização de cada negociação de venda para cada potencial cliente. Assim, torna-se de extrema importância que o vendedor esteja preparado para cada etapa obrigando-o a ser metódico e organizado para que nada falhe no processo de negociação. Quanto mais organizado for maiores as chances de garantir a satisfação do cliente.

7. Dê exclusividade ao seu produto

Distinguir o seu produto dos demais concorrentes é uma excelente forma de vender mais e melhor. Já que todos nós consumidores gostamos do sentimento de exclusividade, de experimentar um produto único e diferenciado.

Desse modo, demonstre bem a qualidade daquilo que está vendendo, explicando todas as vantagens que o comprador pode ter ao adquirir aquele bem ou contratar aquele serviço. Isso, quando é bem-feito, consegue deixá-lo ainda mais interessado na compra, aumentando as chances de efetuar a venda.

8. Seja competitivo

Principalmente consigo mesmo. Um bom vendedor é aquele que nunca está satisfeito, que sente que nunca atingiu o topo da montanha, mas que luta sempre para lá chegar. Um vendedor de sucesso é aquele que além de ficar satisfeito por atingir os objetivos, quer distinguir-se dos demais. Afinal, é possível afirmar que a competitividade acaba por ser uma qualidade, representando um “motor” que dá o impulso necessário ao profissional para que ele mantenha uma atuação produtiva, um bom nível de motivação e a resiliência necessária para atingir os melhores resultados.

9. Seja resiliente

Persistir num objetivo e nunca desistir. Este é o lema que deve estar no espelho de cada profissional das vendas. O trabalho de vendedor obriga a um esforço contínuo de trabalho preparatório, de ação de negociação e de acompanhamento pós-venda. Dessa forma, este trabalho pode ser difícil e por vezes desmotivador. Por conseguinte, a resiliência é uma virtude fundamental para ser um bom vendedor.

De fato só é possível você alcançar o sucesso se persistir no objetivo. Por vezes irá cair, mas desistir não pode ser a alternativa. Tem de ganhar forças, levantar-se e reinventar-se para conseguir vender mais e melhor.

 

Venda mais e melhor

 

Em suma, compreendemos agora que vender mais e melhor requer algumas caraterísticas fundamentais por parte do vendedor, mas que aplicadas de forma consistente e verdadeiras torna-se fácil alcançar os objetivos e trazer resultados extraordinários.

Tenha sempre em mente que, independentemente do seu público alvo, dos seus potenciais clientes, é necessário acordar todos os dias para dar o melhor de si em cada momento, no desempenho da sua atividade. Dessa forma você vai ver que o seu esforço é claramente recompensado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×