5 erros a evitar no lançamento de um produto

Lançar um produto no mercado é algo que nos preenche de esperança e até de orgulho. No entanto, não raras vezes, o lançamento do produto fracassa. Veja que erros deve evitar.

É muito comum transformar uma ideia num produto. Você tem uma ideia que julga ser uma excelente oportunidade porque sente que o mercado precisa e tenta fazer dessa ideia um produto.

Na grande maioria das vezes a ideia de produto surge por duas razões:

1- É algo que faz falta a si próprio; ou

2- É especialista nessa matéria e sabe como fazer o produto.

Quando se lança um novo produto ou serviço no mercado é necessário ter uma estratégia bem definida. Saber o propósito do produto, saber o que o produto vai resolver na vida das pessoas., saber como será produzido e distribuido, saber como vai ser comunicado, etc.

Ter uma estratégia bem definida com todas as variáveis que influenciam o produto é ter um plano eficaz e é diminuir a probabilidade de fracasso do novo produto.

Existem erros que são bastante comuns aquando do lançamento de um novo produto que terão de ser evitados de forma a não prejudicar todo o processo.

Neste artigo vamos abordar os cinco mais importantes e comuns erros a evitar no lançamento de um produto.

Os 5 erros a evitar no lançamento de um produto 

 

1- Não conhecer o público-alvo

Este é o erro capital. Não conhecer seu público-alvo. Ou seja não ter bem identificada a nossa persona, a pessoa-tipo que está a precisar do nosso produto e/ou a quem o nosso produto pode interessar. 

Não basta saber quem é. Não basta saber quantas são. É necessário aprofundar o conhecimento acerca dessa persona, conhecer as suas necessidades, os seus desejos, os seus comportamentos e as suas preferências e gostos. Saber o que a motiva a comprar e os seus hábitos de consumo.

Sem este tipo de análise e conhecimento o produto que está a lançar pode não corresponder às reais necessidades dos potenciais clientes ou não tem um apelo forte o suficiente
para conquistar seu interesse.

Evite este erro 

Faça pesquisas de mercado para obter informações sobre público-alvo que quer atingir. Investigue online, offline, tente analisar o máximo possível todos os dados disponíveis.
Tendo estas informações em mãos irá conseguir não só desenvolver um produto adequado para o seu público como conseguirá comunicar melhor com ele e assim desenvolver estratégias de marketing e vendas mais eficazes. 

2- Não conhecer o mercado e os concorrentes

Outro erro comum é não conhecer o seu mercado e os seus concorrentes. No mercado tão aguerrido e concorrencial de hoje o seu produto tem de ter uma característica distinta, tem de ter um qualquer diferencial competitivo. Lançar um produto que seja apenas mais um é o primeiro passo para o fracasso.

 Conhecer bem o mercado, como atuam todos os agentes desse mercado e saber o posicionamento do seu produto dentro da oferta existente, são fundamentais para o sucesso.

Evite este erro 

Faça uma análise ao mercado e à concorrência. Faça pesquisas de mercado, análises de tendências, estude as empresas concorrentes e os seus produtos. Veja sempre de que forma o seu produto se distingue dos demais. E muito importante: esteja atento aos erros dos seus concorrentes. Dessa forma saberá o que não fazer. Com essas informações em mãos, é possível desenvolver um produto que se destaque no mercado e tenha o diferencial competitivo suficiente para não ser só mais um, mas sim ser um sucesso no mercado.

3- Esperar pela perfeição

Um erro comum é esperar pela perfeição antes de lançar um produto. O mercado está em constante mutação  e existe uma grande possibilidade de o seu produto ficar desatualizado rapidamente. 

Esperar pela perfeição é esperar por algo inantigível e vai atrasar todo o processo de retorno do investimento, vai aumentar os custos e pode criar uma desmotivação
de o faça desistir. 

Evite este erro  

Identifique o  MVP (Produto Mínimo Viável) de forma a garantir a viabilidade do produto com os recursos mínimos e mal atinja esse patamar lance o produto.
Posteriormente terá sempre a possibilidade de aprimorar o produto de uma forma até mais eficiente porque já tem o fedd back dos seus clientes.

Tenha um visão clara do que é fundamental o seu produto ter, qual a essência do seu sucesso e do que pode ser ajustado depois do lançamento para o mercado.

4- Querer fazer tudo sozinho

Outro erro comum é querer fazer tudo sozinho pois resulta numa sobrecarga de trabalho,  numa perda de foco no que é realmente importante para o sucesso do produto e numa ineficiência que pode deitar tudo a perder..

Mesmo colocando todo o seu foco no lançamento do produto pode não chegar. É necessária ajuda: Ou porque precisa de um acompanhamento mais técnico; ou por falta de tempo para demasiadas tarefas; ou mesmo por uma falta de conhecimento especializado em áreas específicas, como marketing, design ou tecnologia, você vai precisar de se rodear de pessoas.

Evite este erro 

Não se iniba de chamar pessoas para trabalhar consigo. Podem ser colaboradores dentro da empresa, podem ser outsourcings, ou até prestadores de serviços. O importante é rodear-se de pessoas que o possam ajudar não só no lançamento mas, principalmente nas etapas posteriores.

Delegue tarefas, trabalhe em equipa. É importante ter uma equipa de profissionais especializados em diferentes áreas para garantir o sucesso do produto.

5- Querer logo o retorno do investimento

Lançar um produto exige, quase sempre, um investimento significativo e é compreensível que os empreendedores queiram recuperar esse investimento o mais rápido possível.

É, no entanto, importante lembrar que nada se faz sem deixar o tempo passar e o retorno do investimento pode levar algum tempo.

Um dos erros é querer logo o retorno do investimento e, na esmagadora maioria dos casos tal não se verifica. Nestas situações dos empreendedores ficam desmotivados e põem em
causa a sua confiança no produto.

Evite este erro

Saiba esperar. 

Todo o plano de negócios deve prever a calendarização dos passos, das etapas e até da performance financeira, pelo que é importante ter esta visão de longo prazo e persistir no investimento e desenvolvimento contínuo do produto, sem esquecer as estratégias de marketing e publicidade.

Importa ter paciência e esperar pelo retorno do investimento, que, não raras vezes, leva alguns meses ou mesmo anos.

  

Conclusão

O lançamento de um novo produto tende a ser um momento especialmente esperançoso para qualquer negócio. Se você criou um produto incrível, a partir de uma ideia extraordinária
e que vai satisfazer uma nova necessidade, as suas esperanças para que tudo corra bem são grandes. No entanto, há pequenos desvios de trajetória que poderão impossibilitar o sucesso desse novo produto.

Lançar simplesmente um produto, sem desenvolver a atmosfera perfeita para tal, sem ter em mente que estes erros podem deitar tudo a perder, pode-se traduzir em perder dinheiro.

Conhecer o público-alvo e o mercado, não esperar pela perfeição, rodear-se de pessoas capazes e ter uma visão de longo prazo são estratégias essenciais para minimizar a possibilidade de fracasso e garantir o sucesso do produto.

Lembre-se: o lançamento de um produto é apenas o começo. Se for bem feito tudo será mais fácil e lucrativo.

Boa sorte.

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